Associação Cultural e Desportiva " Os Ex UDS"

A.C.D. "Os Ex UDS"

Morada:

Tel:

Site:

Em 1990, surgiu a possibilidade de alguns ex atletas da União Desportiva de Santarém participarem num torneio de futebol salão, representando a firma "Tintas Dyrup de Jorges e Mineiro Lda.", de Santarém. Participaram no torneio organizado pela União Desportiva de Santarém, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

Esta participação foi a génese da formação do que viria a ser os Ex - UDS. Posteriormente decorreram reuniões, no Café Sousa em Vale de Estacas, entre dois ex atletas, Rogério Vasconcelos e Júlio Galveias, com a colaboração de Jorge Loureiro e Vitor Duque. Reuniões essas onde se começõu a elaborar o que seria o Regulamento Interno dos Veteranos da União Desportiva de Santarém.

Esta situação conduzui à formação do grupo em 1 de Junho de 1991. Do referido Regulamento constava como condição de admissão, o facto dos elementos terem sido atletas séniores da União Desportiva de Santarém. Foi feita a admissão dos seguintes sócios, na sua fase inicial, com  adata da sua fundação:Rogério Vasconcelos, Julio Galveias, Hermínio Bastos, Vítor Duque, António Costa, Luís Conceição, Vítor António, Ângelo Silva, Horácio Margal, José Luis, Emídio Pelarigo, António Mónica, Horácio Martins, Pedro Flávio, Jorge Loureiro, Joaquim José, Fernando Cruz e António Medeiros.

Em 14/09/91 - Abílio Ribeiro; em 26/09/91 - Valdemar Marcelino, António Aranha, Gregório Silva, em 13/11/91 - Vitor Lapinha, António Pego, António Rodrigues; em 24/06/92 - António Vassalo; em 07/09/92 - Paulo Saraiva, António Carmo; em 06/10/92 - Vitor Morais, Paulo Silva; em 13/09/93 -António Serrazinha; em 02/01/95 - Francisco Costa; em 05/02/96 - José Peseiro, Jorge Duarte; em 01/06/96 - António Filipe; em 01/07/96 - Abílio António; em 23/09/96 - Louro; em 01/0497 - Paulo Alcobia; em 01/07/97 - Elias; em 01/07/98 - Miguel Dante.

Enquanto não houve sede, as reuniões eram feiras na Marisqueira Campino, em Vale de Estacas. Posteriormente a União Desportiva de Santarém cedeu à Associação, uma sala no seu edifício sede. Com  a saída do clube, da sede que vinha ocupando, novamnete a Associação ficou sem sede. Mais tarde a Camara Municipal de Santarem, disponibilizou duas salas na Nave Desportiva Municipal, local que hoje mantém como sede.

Em 02/04/2000, procedeu-se à elaboração e aprovação dos Estatutos, com  a consequente legalização da Associação, passando a ter personalidade Jurídica.

Verificou-se com o decorrer dos tempos a necessidade de reforçar o grupo com  a adamissão de novos elementos, dado o insuficiente recrutamento de atletas seniores provenientes da União Desportiva de Santarém. Assim foi decidio alterar os estatutos em vigor, dando a possibilidade de serem admitidos os atletas que tivessem representado a União Desportiva de Santarém, em qualquer escalão. Houve, posteriormente diversas saídas e novas entradas no grupo: Carlos Nabais (1999); Augusto Gonçalves, Vitor Monteiro, Luis Peralta, Camilo (2000), Crespo, Labau (2002), Maia, Artur Madeira, António Verdugo (2000), Coelho, Jorge Peralta (2001), Taborda (2001), João Paulo, Leonel Madruga e Luis Melro (2002). Em 01/07/07 - Fernando Santos, Mário Rui e Martelo.

Teve também alguns períodos de dor e tristeza, nomeadamente com o falecimento do nosso amigo  e companheiro de muitas jornadas António Serrazina, desaparecido num terrível acidente de viação. O grupo perdeu ao longo destes anos alguns amigos e colaboradores a quem muito ficou a dever, os ex-árbitros Mário Luis e Palmeira Afonso, o Sr. Albino, roupeiro da União Desportiva de Santarém e Vitor Coutinho.

Prossegue os fins para que foi criada, sendo uma Associação sem fins lucrativos, tendo como objectivo organizar jornadas e convivios desportivos, recreativos e/ou culturais, para os seus associados, contribuindo para uma melhor ocupação dos respectivos tempos livres.

Tem no seu regulamento quatro categorias de sócios: efectivos praticantes, efectivos colaboradores, apoioantes e de mérito.

Organiza anualmente, em Março, englobado nas festas da cidade de Santarém, o Torneio de Veteranos, onde já estiveram presentes várias equipas a nível nacional e que conta com vinte e uma edições realizadas.

Realiza o tradicional jantar de Natal e festeja o seu aniversário, onde simultaneamente procede à eleição dos corpos sociais.

Tem uma actividade initerrupta, desde a sua fundação, com  a realização de diversas jornadas de convivio com várias equipas de veteranos de Norte a Sul do país.

Conta com o apoio de várias firmas e da Câmara Municipal de Santarém.