Atlético Clube de Pernes

Historial do Atlético Clube de Pernes

O Atlético Clube de Pernes é uma Instituição sem fins lucrativos, vocacionada para a prática desportiva e cultural, com sede na Freguesia de Pernes.

O Clube foi fundado em 4 de Janeiro de 1943, sendo um dos Clubes mais antigos do Concelho e Distrito de Santarém, e nasceu da vontade de 16 Pernenses que sentiram a necessidade da prática desportiva.

O nome “Atlético” teve a sua origem na rivalidade já existente na altura entre “ Sportinguistas” e “ Benfiquistas”, tendo sido optado este nome dado o aparecimento em 1942 do Atlético Clube de Portugal.

A data de filiação na Associação de Futebol de Santarém é oficialmente desconhecida, no entanto registos de outros Clubes levam-nos a crer que a mesma ocorreu nos finais da década de 40 princípio da década de 50, sendo o Atlético um dos clubes com maior número de anos de ligação á Associação de Futebol de Santarém ( nº 0143)

As cores e símbolo nasceram do facto do Azul e Amarelo não fazerem parte dos equipamentos do Sporting e Benfica e também de à data da constituição do Clube existirem vários moinhos em Pernes, que eram um dos garantes económico - financeiros da População e Freguesia.

O campo de Jogos situa-se num monte, que possui o nome de “Livramento”, daí o nome de Campo do Livramento, sendo este o local de jogos desde o longíquo ano de 1949.

As instalações desportivas foram recentemente objeto de melhorias, sendo de realçar a colocação de um relvado sintético, criação de um ginásio, melhorias nos balneários, construção de um Bar e zona de lazer.

O Clube tem atualmente 125 atletas federados, para além dos mais de 20 atletas veteranos, atletas estes provenientes de mais de 12 freguesias, dando assim uma grandes resposta desportiva à zona norte do Concelho de Santarém.

Atualmente o Clube tem 350 associados, tendo visto em Maio de 2009 ser-lhe atribuído o Estatuto de Utilidade Pública, sendo um dos poucos clubes do Concelho de Santarém a quem lhe é reconhecido tão importante estatuto.

O Clube realiza 4 Eventos de reconhecido méritos, 2 de caracter desportivo e 2 de caracter sócio cultural:

- As comemorações do aniversário do clube e os “Prémios Athletic”, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos atletas anualmente, quer ao nível desportivo quer ao nível cultural, pois são atribuídos prémios aqueles que em termos desportivos se realçam, bem como aqueles que conseguem excelentes prestações escolares.

- O Trofeu Comendador, evento desportivo realizado por altura das Festas Pascais, que decorrem durante 2 dias movimentando anualmente 3 centenas de atletas, oriundos de todo o Distrito.

- A Apresentação das Equipas, realizadas anualmente em Setembro, em que os Atletas são tratados como verdadeiras estrelas, num momento único na sua vida desportiva;

- O Torneio Vila de Pernes, evento desportivo realizado em Outubro, junta mais de 500 Atletas, vindos de todo o Distrito de Santarém.

Pela 1ª vez na sua história, o Atlético Clube de Pernes, participa com todos os escalões nas Competições Oficiais organizadas pela Associação Futebol Santarém, sendo o Único Clube do Concelho a faze-lo: 2 Equipas de Traquinas, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores, num total de 8 Equipas Federadas, para além da Equipa de Veteranos.

Pernes, 12 de Dezembro de 2013