Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém

O Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém é uma associação desportiva, sem fins lucrativos de apoio à comunidade, fundada em 1991, com sede na “Casa da Portagem”, sita na localidade de Ribeira de Santarém, freguesia de Santa Iria e concelho de Santarém.

A associação tem como objetivo primordial dar resposta às necessidades lúdicas e ocupacionais dos jovens da Ribeira de Santarém e concelho de Santarém, através da prática desportiva.

A sua atividade principal é a canoagem, desenvolvida nas vertentes de lazer e de competição.

A tradição e popularidade da associação tem vindo a aumentar e o Clube orgulha-se de já ter arrecadado vários títulos a nível regional e nacional, obtidos por jovens atletas. Contando, atualmente, com os títulos de Campeões Nacionais e Regionais de Maratona e Campeões Regionais e Nacionais de Velocidade, em canoagem de rio e mar.

Em 2001 por questões de segurança e salubridade da “Casa da Portagem”, o Clube de Canoagem Scalabitano, viu-se obrigado a limitar a sua oferta para a população. Em 2004 conseguiu, temporariamente, um espaço no Teatro Clube Ribeirense, tendo aí permanecido até meados de 2007. Atualmente o Clube divide os seus recursos entre a renovada Casa da Portagem onde funciona o Ginásio José Maurício, instalações com o nome do nosso sócio benemérito e fundador e o estaleiro onde se guardam as embarcações e restantes materiais para a prática desportiva.

Apesar das dificuldades o Clube continua a receber o encorajamento das entidades, da população jovem e dos sócios, para continuar a dinamizar as suas atividades e cumprir com o seu objetivo principal – Apoiar os jovens em prol de uma vida saudável e sempre com o principio “desporto para todos”.

O desportivismo e a paixão pela canoagem não se extinguiram levando, agora, a que alguns membros se empenhassem no desenvolvimento das atividades conseguindo uma equipa solida e com resultados em competição nos circuitos nacionais de rio e mar.

A direção do Clube de Canoagem Scalabitano ostenta o sonho de ir para além do conseguido até agora, nomeadamente que os atletas continuem a levar o bom nome do clube e da cidade, a nível regional e nacional, que os jovens da comunidade local possam usufruir de uma atividade desportiva em contacto com a natureza, o rio, atrair a população para novos estilos de vida e que esta se mobilize e desfrute da zona ribeirinha, ao encontro de uma vida saudável, mantendo assim aberta esta porta para o Tejo.

Atividades desenvolvidas:

• Interação com a comunidade desportiva:
  • Representação do Clube em eventos desportivos, nomeadamente campeonatos nacionais organizados pela Federação Portuguesa de Canoagem;
  • Representação do Clube em eventos desportivos, nomeadamente campeonatos regionais e nacionais, rio e mar;
  • Organização de uma ou duas provas regionais, anualmente;
  • Interação com a comunidade local:
  • Participação na organização das Festas de Stª Iria da Ribeira de Santarém;
  • Dinamização e desenvolvimento da Ribeira de Santarém.
  • Participação em feiras e eventos promovidos por entidades e instituições;
  • Interação com a comunidade escolar:
  • Promover, dinamizar e apoiar as atividades de desporto escolar;
  • Apoiar a atividade do centro de formação de canoagem.

Recursos humanos:

O Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém é composto por uma Assembleia-geral, uma Direção e um Conselho Fiscal.

O Clube tem, atualmente, 60 sócios inscritos e conta ainda com a colaboração de 1 Treinador de Canoagem e 43 Atletas federados.