Trampolins - Gonçalo Faro - Campeonato do Mundo por Idades Dinamarca 2015

Email: geral@gimnoclubesantarem.pt / gimnoclubestr@gmail.com

Tel: 917220850

Site: www.gimnoclubesantarem.pt

O meu objectivo era apenas aprender a fazer mortais”

Gonçalo Faro é um dos ginastas do distrito que irá participar nos Mundiais de Trampolim que se realizam em Odense, na Dinamarca, em Dezembro próximo. Começou a praticar a modalidade aos 11 anos com o objectivo de “apenas fazer mortais”.

Em que altura da sua vida decidiu dedicar- se à ginástica de trampolins?

Decidi começar nos trampolins aos 11 anos, porque na altura estava na moda o parkour e eu também queria fazer. O meu objectivo era apenas aprender a fazer mortais.

O rugby continua a ser uma paixão?

Sim, claro que continua a ser uma paixão. E sinto falta daquele trabalho de equipa, que não tenho nos trampolins, por ser um desporto individual. Pode ser que, quando terminar o meu percurso no trampolim, volte a jogar rugby.

Qual foi até ao momento a competição mais marcante?

O momento mais marcante foi no meu primeiro mundial, nos Estados Unidos, Florida, quando subi para o trampolim e percebi que todo o esforço que tinha depositado nos treinos e todas as saídas com os meus amigos que faltei por causa dos treinos, tinha tudo valido a pena.

Que expectativas tem para os Mundiais que se realizam este mês na Dinamarca?

O meu principal objectivo é passar as finais, e depois das finais só Deus sabe o que pode acontecer.

O sonho olímpico está no horizonte?

Todos os ginastas, e eu não sou excepção, têm o sonho de um dia participarem nos jogos olímpicos, mas é muito difícil, mas não impossível, só o tempo o dirá.

Como compatibiliza os estudos com os treinos?

Compatibilizar os estudos com os treinos é muito difícil, pois treino todos os dias pelo menos duas horas a partir das 20h e ao Sábado das 10h00 às 13h00 e tenho muitas competições que me ocupam o fim-de-semana e também durante a semana, o que obriga a faltar a algumas aulas. Tenho muito pouco tempo para estudar é muito, mas tudo se arranja e com motivação e esforço tudo se consegue.

Quais os seus hobbies preferidos?

Os meus hobbies preferidos são estar com os meus amigos e andar de skate.

Um livro e um escritor?

The Champion’s mind de Jim Afremow.

Um título para o livro da sua vida?

Gostaria que o título da minha vida fosse “Um sonho concretizado”.

Viagem?

Sempre quis ir ao Brasil, sempre foi o meu sonho de viagem.

Música imprescindível?

O meu estilo de música preferido é o Hip Hop e não consigo passar uma prova sem ouvir a minha música de concentração.

Se pudesse alterar um facto da história qual escolheria?

Acho que o que acontece tem mesmo de acontecer, portanto não mudava nada.

Se um dia tivesse de entrar num filme que género preferiria?

Filme de acção.

O que mais aprecia nas pessoas?

Sinceridade.

O que mais detesta nelas?

Egoísmo.

Acordo ortográfico. Sim ou não?

Não.