Vitória C. Santarém vence dérbi com Caixeiros e é líder em 5 escalões

O Vitória Clube de Santarém continua a palmilhar um trajecto de sonho neste início de temporada 2015/16, batendo o seu recorde de triunfos oficiais no mesmo fim de semana (8).

Ao cabo dos primeiros dois meses de competição, o clube azul continua a colocar o nome de Santarém no topo de 5 tabelas oficiais, sendo ainda vice-líder em juniores masculinos, que, no último sábado, voltaram a evidenciar a hegemonia do emblema vitoriano nos dérbis da cidade, levando de vencida o GFEC Caixeiros por 6-4.

Após duas rondas inaugurais feridas de desilusão, a máquina de Ricardo Catrola parece ter finalmente engrenado, com algumas luxuosas peças, bem oleadas, a mostrarem que os adeptos azuis podem crer numa aceleração rumo aos títulos em disputa.

Naquele que foi o nono dérbi entre os dois emblemas no âmbito do futsal de formação (saldo de 8 triunfos para o Vitória e somente 1 empate), despontou o faro goleador de predadores como Rafa Pereira (3 golos) e Daniel Carvalho (2), com o capitão Nuno Gomes a fechar as contas, para gáudio da numerosa falange de apoio que habitualmente acorre em massa nestes fervorosos despiques entre rivais e que aplaudiu ainda de pé os colegas Zé Schwarz, João Silva, Miguel Ranito, Miguel Vargas, Luís Miguel, Nuno Sirgado, Rúben Ferreira, Pedro Martins e Lukas Costa.

Hora agora de preparar o duplo compromisso da Taça do Ribatejo, agendado para os dias 5 e 8 de Dezembro, perante o Casal do Grilo.

Benjamins passam teste de fogo

Só com triunfos nas primeiras três rondas do Campeonato Distrital de Benjamins, Vitória e CAD Coruche encontraram-se no reduto deste último para disputar a liderança isolada da prova. Os vitorianos, sem o capitão JP, unidade nuclear vitimada por acidente doméstico nas vésperas do encontro, provaram a sua valorosa e afinada dinâmica colectiva, impondo-se categoricamente por 6-3.

Com um empate a três bolas no final do segundo período, e indiferentes ao escaldante ambiente que galvanizava os locais, os comandados de Carla Paulino realizaram uma terceira parte de luxo, adulta, cientes da importância de colocar os preciosos 3 pontos na bagagem para Santarém. O melhor artilheiro do Campeonato, Carlos Bernardino, somou mais 3 tentos à conta pessoal, liderando uma talentosa geração que, nesta partida, contou ainda com André Paulo (2), Gui Casaca (1), Alex Pereira, Rodrigo Rodrigues, Cristiano Bernardino, Gil Costa, Simão Moteiro e Gui Brito.

benjamins30112015

Juvenis batem recorde de goleada

Também com um registo 100% vitorioso prossegue a equipa de juvenis, que, na deslocação ao terreno do CD Fátima goleou por expressivos 22-1 e estabeleceu a melhor marca do clube no escalão, alcançando simultaneamente a 20.ª vitória do clube esta época em 23 desafios disputados no conjunto dos escalões de formação, com somente 2 empates e 1 derrota.

Perante um adversário invulgarmente frágil para o patamar competitivo em causa, o avolumar do score surgiu com fluidez e naturalidade, graças à pontaria afinada de Luís Menino (5), Miguel Garcia (5), João Veiga (4), Diogo Takuara (2), Francisco Sousa (2), Xavi Gomes (2), Paulo Cova e Rodrigo Cotrim.

Seniores femininos reforçam liderança

Só o empate averbado, em Outubro, no Entroncamento (consentido no último minuto do desafio) impede as seniores femininas do Vitória de dobrarem a primeira metade do Campeonato Distrital só com triunfos, naquele que é um arranque fulgurante da turma de Hugo Vieira em 2015/16.

No último sábado, foi a vez de as vitorianas se imporem no reduto de um dos principais candidatos ao título, o Lírios do Campo, com um saboroso triunfo por 4-3. Pulga (2) e Conxi (2) chamaram a si o protagonismo de um sucesso que mantém em 3 pontos a vantagem para o CADE no cume da tabela.

Infantis com 70 golos em 5 jogos

Com o escalão de iniciados com fim de semana descansado (defrontaram-se as equipas A e B) após a conquista do primeiro título da época, é o Campeonato Distrital de Infantis que continua em ebulição, com Vitória CS e CD Os Patos de braço dado no comando da tabela.

A liderança é para já assegurada, no entanto, pelos escalabitanos, que, já com um empate no reduto dos rivais, registam bem mais avultado goal average, com 45 golos de vantagem. A contribuir de forma decisiva para esse score esteve o desafio do último domingo, com os atletas de Ivo Costa a vencerem o UF Entroncamento por 20-1. Os golos foram de Xavi Malpique (8), Duarte Nunes (3), Tomás Pinho (3), Luís Pampilhosa (3) e Miguel Neves (1), além do bis do estreante Pedro Ferreira, ex-Académica de Santarém.

Curioso ainda constatar os topos das tabelas de melhores marcadores das várias provas distritais, com atletas do Vitória a liderarem em cinco delas: João Esteves (petizes), Carlos Bernardino (benjamins), Xavi (infantis), Jony (iniciados) e Rafa Pereira (juniores).

Resultados dos escalões do Vitória CS no último fim de semana:

Petizes: Cruz de Cristo, 1 – Vitória CS, 2; NS Torres Novas, 4 – Vitória CS, 2; CB Golegã, 2 – Vitória CS, 4;

Infantis: Vitória CS, 20 – UF Entroncamento, 1;

Iniciados: Vitória CS “B”, 2 – Vitória CS “A”, 9;

Juvenis: CD Fátima, 1 – Vitória CS, 22;

Juniores masculinos: Vitória CS, 6 – Caixeiros, 4;

Seniores masculinos: Vitória CS, 2 – CD Os Patos, 10.

Seniores femininos: Lírios do Campo, 3 – Vitória CS, 4.