Futsal vitoriano em estreia histórica na ilha da Madeira

Duas equipas do Vitória Clube de Santarém estrearam-se nas Taças Nacionais da Federação Portuguesa de Futebol

Futsal vitoriano em estreia histórica na ilha da Madeira

As duas equipas do Vitória Clube de Santarém que disputam provas nacionais sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol conheceram, no passado fim de semana, uma estreia agridoce nas respectivas Taças Nacionais de Futsal: à satisfação e ao orgulho de representar o clube e o concelho de Santarém nos maiores palcos nacionais não corresponderam, porém, os resultados desportivos: a formação sénior feminina foi à Madeira defrontar o GD Apel, saindo derrotada por 4-7, enquanto os juvenis também não lograram somar pontos na deslocação ao Montijo, perante a Academia Bairro Miranda (0-3).

A “operação Madeira” encetada pelas campeãs distritais da AF Santarém representou a primeira aventura insular do jovem emblema de Santarém, que, desta forma, deu mais um passo na sua afirmação como potência futsalística reconhecida no panorama nacional. Durante dois dias, a turma de Hugo Vieira levou o nome do Vitória Clube de Santarém até paragens nunca antes exploradas, não conseguindo, porém, trazer na bagagem os tão ambicionados três pontos.

Ainda assim, a boa réplica permite acalentar expectativas de apuramento para a 2.ª fase da prova, num grupo que integra ainda o Arneiros (AF Lisboa) e que premiará os dois primeiros classificados. Bete Tavares (2), Andreia Neves e a estreante Ana Rita Vieira apontaram os primeiros golos vitorianos fora do continente em mais uma caminhada com chancela nacional.

Já os juvenis, orientados por Hugo Frazão, experienciaram igualmente o elevado grau de dificuldade de uma prova que reúne os melhores classificados de cada distrito, não sendo capazes de travar o favoritismo caseiro do Bairro Miranda, clube com considerável tradição no futsal de formação da AF Setúbal.

Integrados num grupo poderoso, que integra ainda o Sporting Clube de Portugal e o Pedra Mourinha (AF Algarve), os vitorianos prosseguirão a luta pelo apuramento na recepção aos algarvios, já esta sexta-feira, às 19h30, na Nave Municipal de Santarém.

Invencíveis “intramuros”

No contexto distrital, os já campeões distritais de benjamins asseguraram a entrada na última ronda com um pecúlio 100% vitorioso, após vencerem o Ribeira Fárrio, na Freixianda, por 4-1. Ao golo inaugural de André Paulo seguiu-se o hat-trick de Carlos Bernardino, o goleador-mor do distrito nas diversas provas de futsal da AF Santarém em 2015/16.

Sem mácula continua igualmente a folha de serviços da equipa de iniciados, que goleou por 5-1 na recepção ao Ferreira do Zêzere e permanece com 5 pontos de vantagem para o 2.º classificado no Campeonato Distrital da categoria. Bernardo Bernardino (2), João Peitaço, Diogo Madeira e João Francisco facturaram para os azuis.

A fechar o fim de semana, os seniores masculinos infligiram goleada expressiva ao CAD Coruche, por 10-3, dando sequência a um momento auspicioso que se traduz já em seis desafios consecutivos sem conhecer o sabor da derrota. À manita de Fábio Sequeira juntaram-se os golos de Robim Monteiro (2), Brasileiro, Zé Mendes e Luís Miguel, júnior que se estreou a marcar na formação principal.