Pedra(da) algarvia empata vitorianos

Vitória Clube de Santarém coloca 6 atletas na Selecção Sub-15 em fim de semana de estreia a pontuar na Taça Nacional de Juvenis

Pedra(da) algarvia empata vitorianos

O Vitória Clube de Santarém amealhou o seu primeiro ponto em provas nacionais esta temporada, no passado domingo, em encontro a contar para a 2.ª ronda da Taça Nacional de Juvenis de Futsal: na recepção ao CDR Pedra Mourinha (AF Algarve), os vitorianos obtiveram um empate a cinco bolas, que acaba, porém, por deixar um travo amargo nas hostes escalabitanas, fruto de uma vantagem de 5-2 desbaratada já na etapa final do desafio. Numa tarde de futsal verdadeiramente alucinante, os pupilos de Hugo Frazão ousaram impor um domínio senhorial na primeira metade do encontro, alicerçado numa exibição segura e cativante, traduzida em alguns tentos de superior efeito. O regressado Luís Menino, Miguel Garcia e o ainda iniciado Jony (por duas vezes) materializaram um ascendente azul que se traduziria numa vantagem por 4-1 no final da primeira parte, com o segundo golo do camisola 10 vitoriano, num chapéu de cabeça, a retratar na perfeição a excelência da prestação do 9.º emblema nacional com mais atletas federados.

Contudo, no segundo tempo, os algarvios surgiram dispostos a equilibrar a contenda, e reduziram de pronto, nos minutos iniciais, convocando sinal de alerta na formação do Vitória. Essa injecção de moral seria, todavia, contrariada de seguida pelo bis de Luís Menino, após solicitação de mestre de Eduardo Carvalho, naquele que seria o último lampejo de classe dos vice-campeões distritais da AF Santarém.

Daí em diante, os vitorianos mergulharam numa inesperada fase de desnorte, permitindo três golos de uma assentada ao conjunto proveniente de Portimão, que, ainda assim, no último suspiro do encontro, poderia ter regressado ao sul do País sem pontos na bagagem, tivesse o derradeiro contra-ataque do Vitória sido alguns… milésimos de segundo mais expedito.

Apesar do resultado, o Vitória Clube de Santarém prossegue vivo na luta pelo apuramento para a 2.ª fase, deslocando-se, no próximo domingo, pelas 15h00, ao Pavilhão da Escola Básica de Santa Iria da Azoia para defrontar um dos gigantes nacionais, o Sporting Clube de Portugal. Frente ao Pedra Mourinha, alinharam Rúben Frazão, Francisco Sousa, Jony (2), Paulo Cova e Luís Menino (2); Miguel Garcia (1), Rodrigo Cotrim, Eduardo Carvalho, André “Witsel” e Diogo “Takuara”; Luís Guedes e Miguel Oliveira.

Seis vitorianos na Selecção Sub-15

O Vitória Clube de Santarém regista presença de peso na convocatória final da Selecção Distrital de Futsal Sub-15 da AF Santarém, que enfrenta, entre 28 de Março e 1 de Abril, o Torneio Inter-Associações da categoria, em São João da Madeira. Diogo Madeira, João Peitaço, Eduardo Carvalho, Jony, Bernardo Bernardino e Paulo Nunes são, assim, os dignos representantes do clube e do concelho de Santarém nesta grande montra do futsal jovem nacional, coroando desta forma o percurso de excelência que têm cumprido na sua formação no Vitória Clube de Santarém, emblema do qual são já figuras incontornáveis.

Depois de Paulo Cova (sub-17) e Tatiana Ribeiro (sub-19), o sexteto engrossa para oito os atletas do clube convocados para fases finais se selecções na presente temporada, emergindo de entre um contingente de 14 vitorianos que mereceram a chamada para os treinos de pré-selecção.