Gabinete de fisioterapia e massagem no Complexo Aquático

A Escola Municipal de Natação de Santarém (EMNS) vai colocar em funcionamento a partir do dia 18 de abril, um Gabinete de Fisioterapia e aulas de Fisioterra (Mobilidade Vertebral) nas instalações do Complexo Aquático Municipal.

Para além do ensino de diversas modalidades aquáticas (natação pura, natação sincronizada, hidroginástica, polo aquático, entre outras), ministradas por um corpo técnico especializado que acompanha o processo de desenvolvimento e progressão de todos os nossos utentes, a EMNS tem também uma vertente associada à área da saúde e reabilitação com as aulas de Aquafísio (Fisioterapia em Meio Aquático), neste caso específico as aulas são acompanhadas por um corpo técnico de fisioterapeutas especializadas na área da músculo-esquelética. Este tipo de intervenção terapêutica utiliza as propriedades do meio aquático para o tratamento de utentes com diversas patologias ou disfunçõesrecorrendo ao exercício e às técnicas de fisioterapia em meio aquático e em diferentes graus de imersão, que assim promovem alterações fisiológicas nos diferentes sistemas (respiratório, cardiovascular, músculo-esquelético, etc), traduzindo-se em vários benefícios terapêuticos. Estes benefícios podem ir desde a diminuição da dor, aumento da mobilidade articular ou fortalecimento muscular resultando numa melhoria da função e da qualidade de vida dos utentes.

A nova classe de Fisioterra (mobilidade vertebral) vai realizar-se em sala, com uma duração de 45 minutos. Esta tem como fim promover o equilíbrio postural e a estabilização dinâmica da coluna, através da realização de exercícios de mobilidade, fortalecimento e alongamento muscular, permitindo uma maior consciência postural e ao mesmo tempo um alívio das dores articulares e musculares. As aulas são realizadas em grupo, favorecendo assim o aumento dos níveis de motivação e favorecendo a partilha de experiências entre utentes, sendo que cada utente terá um acompanhamento específico em função das suas capacidades e necessidades.

O Gabinete de Fisioterapia vai disponibilizar dois serviços, sessões de Fisioterapia e sessões de massagem terapêutica. As sessões de Fisioterapia, mais vocacionadas para situações de dor aguda, lesões crónicas ou agudizações. Todas as sessões serão individuais, com uma duração de 45 minutos e sujeitas a marcação prévia. A fisioterapeuta irá avaliar a especificidade do problema e definir o plano de tratamento mais adequado. As sessões de massagem terão uma duração de 30 minutos e serão direcionadas para tratamento de contraturas ou tensões musculares, relaxamento muscular de zonas dolorosas e/ou descompressão muscular após exercício físico.

Tabela de Preços:

Fisioterapia Massagem
1 Sessão Pacote 5 Sessões 1 Sessão Pacote 5 Sessões
Público em Geral 25€ 120€ 22€ 90€
Alunos EMNS 22€ 90€ 20€ 80€
Atletas Federados 22€ 90€ 20€ 80€
Atletas Federados da EMNS 20€ 80€ 18€ 70€

Preços com IVA incluído à taxa em vigor

Horários:

Sessões de Fisioterapia Sessões de Massagens