2ª Jornada do Campeonato Inter-Regional de Pólo Aquático na categoria de Sub-16

Decorreu no passado dia 13 de maio, no Complexo Aquático Municipal de Santarém, a 2ª Jornada do Campeonato Inter-Regional de Pólo Aquático na categoria de Sub-16. Esta segunda jornada, contou com a participação de 2 equipas de sub 16 da AMINATA de Évora e duas equipas da Viver Santarém, uma mista e outra de masculinos, num total de 24 atletas, acompanhados pelo treinador João Dias e dois delegados.

Esta jornada para além da estreia de 8 atletas pela Viver Santarém, foi uma jornada muito interessante e divertida, com resultados bem mais equilibrados que na primeira. As bancadas estavam pela primeira vez em muitos anos (de prática de Pólo) praticamente cheia, com os familiares e amigos das equipas, dando um colorido muito bonito à festa que se viu.

A equipa masculina (VS1) realizou o primeiro jogo contra a outra equipa da Viver Santarém, servindo para fazer uma ativação ao nível físico e mental, despertando determinadas situações individuais e táticas de jogo.

No segundo jogo, ainda no período da manhã, jogaram contra a equipa da AMINATA (AMI 2), conseguindo de uma forma global colocar em prática o seu jogo superiorizando-se de forma natural. No terceiro jogo, no período da tarde, contra a primeira equipa da AMINATA (AMI 2) conseguiram equilibrar o jogo, apesar da derrota, foi o melhor jogo por parte destes atletas.

A equipa mista (VS2) contou com 9 raparigas e 4 rapazes, e teve uma jornada dentro das espectativas pois estreou 3 elementos dos sub-14. Estes também conseguiram dar uma boa réplica do que se tem vindo a treinar.

No primeiro jogo, contra Viver Santarém (VS1), tiveram uma boa prestação ao nível técnico e tático, realizando situações de desequilíbrio para obter o golo.

No segundo jogo contra a AMINATA (AMI 1), conseguiram ainda assim uma exibição com um nível interessante, mesmo cansados após o primeiro jogo, conseguiram realizar bons períodos especialmente o primeiro e o segundo.

No terceiro e último jogo do dia, contra AMINATA (AMI 2), esperava-se outra atitude, contudo não conseguiram imprimir a velocidade necessária e ter a calma necessária para poderem ao longo do jogo equilibrar as contas, averbando assim uma derrota de certo modo inesperada pois tinham capacidade para dar a volta ao resultado.

O balanço é muito positivo a todos os níveis. As duas equipas da Viver santarém conseguiram dar um passo muito importante, consolidando os processos de treino e de jogo, com a certeza de que o Pólo veio para ficar, ficando demonstrado pelo número de atletas que a Viver Santarém já conta nas suas classes.

O caminho é longo mas já não é tão duro porque toda a equipa se encontra a caminhar no mesmo sentido e isso torna as coisas mais simples e mais agradáveis.