Viver Santarém

Viver Santarém

Write on terça, 24 julho 2018

Durante três dias, 20,21 e 22 de julho, o Complexo de piscinas de São João da Madeira, foram palco do Campeonato Nacional de Infantis, prova organizada pela Federação Portuguesa de Natação e que contou com a presença de 680 nadadores (334 masculinos e 346 femininos) em representação de 128 clubes.

A natação da Viver Santarém marcou presença neste campeonato com 4 nadadores do escalão de Infantis B, 2 masculinos, José Cabral e Miguel Ferreira e 2 femininos, Constança Sousa e Rita Madeira.

Este Campeonato Nacional foi sem dúvida uma experiência muito gratificante para todos os que estiveram e competiram com os melhores nadadores nacionais do seu escalão. Foi uma prova fantástica para os Infantis da Viver Santarém, que conseguiram alcançar novos recordes pessoais (RP) em todas as provas que participaram.

Individualmente José Cabral destacou-se por ter conseguido alcançar o 4º lugar nos 200m Costas e 12º lugar nos 100m livres com novos RP’s e Constança Sousa que alcançou o 10º lugar nos 200m Estilos e 11º nos 100m Mariposa com novos RP’s.

Coletivamente as estafetas compostas por José Cabral, Rita Madeira, Miguel Ferreira e Constança Sousa, conseguiram alcançar o 14º lugar nos 4x100m Estilos, 15º lugar nos 4x100m Livres e 16º nos 4x200m Livres.

José Pinto Cabral foi reconhecido pela Federação portuguesa de Natação por se ter classificado no TOP 10 a nível Nacional no Torneio do Nadador Completo 2017/2018.

Write on quarta, 18 julho 2018

De e 13 a 15 de julho, as Piscinas Municipais de Recarei, foram palco da Fase final do Campeonato Nacional de Polo Aquático Sub-18 Feminino, uma organização da Federação Portuguesa de Natação.

A Viver Santarém marcou presença nesta fase final com 10 atletas acompanhadas pelo técnico e um delegado, nesta que fica marcada por ter sido a primeira vez que a equipa de sub - 18 marca presença numa fase final do Campeonato Nacional.Para além da Viver Santarém, estiveram presentes as equipas do SLB, CWPC, SSCMP, ADDCEG e CFP.

Sabendo desde o início que para a Viver Santarém não iria ser fácil alcançar uma posição de relevo, o objetivo passou por consolidar a equipa, processos de jogo e pela partilha de experiências. Contudo, as exibições, perante equipas que têm uma fase regular durante a época desportiva e que já apresentam um nível nacional de excelência, foram em todos os jogos bem conseguidos.

Muito para além dos resultados dentro de água, a certeza de que os resultados fora de água foram todos alcançados, o espírito de grupo a união a coesão e a certeza de que Santarém terá equipa para vingar nos próximos anos. A equipa já se encontra a dar mostras do seu valor enquanto coletivo e a união tem de facto feito a força, os objetivos têm vindo a ser cumpridos e alcançados, conscientes de que estamos a dar os primeiros passos e a “nascer para uma modalidade” num caminho já conhecido, bem alicerçados e bem orientados.

Um agradecimento a todas pela entrega durante todo o campeonato e época desportiva e aos Pais que acompanharam e acompanham estas equipas da Viver Santarém. A força e a união também se faz nas bancadas.

Parabéns a toda a estrutura pelo excelente 6º lugar alcançado nestes campeonatos.

Write on quarta, 18 julho 2018

A Federação Portuguesa de Natação, em parceria com a Associação de Natação da Madeira, organiza de 8 a 16 de setembro nas Piscinas Olímpicas do Funchal o Europeu de juniores femininos de Polo Aquático - Women's European Under 19 WPC 2018.

Em Setembro as melhores equipas de sub-19 feminino do Velho Continente estarão a competir na Madeira, com destaque para a seleção lusa, anfitrião apurada. Portugal estará a competir com as seleções da Bulgária, R. Checa, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Espanha e Turquia.

Neste âmbito, vai realizar-se em Penafiel no próximo 22 de julho uma concentração Nacional da nossa seleção feminina, para a qual foram convocadas três atletas da Viver Santarém, no caso: Filipa Afonso Madeira, Gabriela Lozan e Inês Arraiolos Matos.

De salientar o fato de ser o primeiro ano em que a Viver Santarém tem Polo aquático a competir e neste primeiro ano ter três atletas chamadas à Seleção Nacional, é o culminar de trabalho bem estruturado e orientado.

Write on terça, 17 julho 2018

De 6 a 8 de julho, decorreu no Complexo Aquático Municipal de Santarém, a fase final do Campeonato Nacional Sub-16 Femininos ode marcaram presença as equipas da Viver Santarém, CAP, CWPC, ADDCEG e CFP

Pela primeira vez na sua história como clube, a Viver Santarém organizou uma fase final de um campeonato nacional de Polo Aquático Feminino, no caso específico na categoria de Sub-16.

Nesta final a Viver Santarém fez-se representar por dez atletas, acompanhadas pelo técnico João Dias. Apesar de algumas contrariedades para algumas das atletas que tinham treinado e não puderam jogar, todas as outras demostraram em “campo” que num futuro não muito distante poderão lutar pelos lugares nacionais.

Espelho disso são as exibições bem conseguidas e os resultados que não foram assim tão desfavoráveis à equipa da casa.

Foram três dias intensos com muita aprendizagem, muita garra, muita vontade dentro e fora de água, sendo isso nesta fase do crescimento da equipa, sem dúvida o mais importante.

Venham os próximos jogos e os próximos objetivos.

Write on terça, 10 julho 2018

As piscinas Municipais de Rio Maior, acolheram no passado fim de semana de 6 a 8 de julho, o Campeonato Distrital de Infantis, Juvenis e Absolutos (JUN e SEN), prova organizada pela ANDS (Associação de Natação do Distrito de Santarém), que contou com a participação de 162 nadadores em representação de 14 clubes pertencentes à ANDS.

A natação da Viver Santarém marcou presença neste campeonato com 21 dos seus nadadores, 10 infantis (Artur Aleksyeyev, Gonçalo Mendonça, João Marques Ferreira, José Cabral, Miguel Marques Ferreira, Constança Sousa, Maria Beatriz Teixeira, Marta Bucha e Rita Madeira, Carolina Guia ), 9 juvenis (Gonçalo Cristóvão, Guilherme Coutinho, Luis Afonso Lopes, Rui Alves, Beatriz Bento, Maria Paveia, Mariana Madeira, Raquel Louro e Rita Cruz), 1 júnior (João Marques) e 1 sénior (Mariana Domingos).

Os nadadores da Viver Santarém estiveram em muito bom nível neste campeonato conseguindo alcançar 56 lugares de pódio, repartidos por 19 medalhas de ouro, 17 medalhas de prata e 20 medalhas de Bronze e obtendo 113 novos recordes pessoais.

Sagraram-se Campeões Distritais:

- Luis Lopes nos 200 Estilos, 100 e 200 (TAC Nacional) Bruços e 1500 Livres em Juvenis Masculinos;

- José Cabral nos 200 Costas, 200 Mariposa, 100 Livres e nos 100 m Costas Masculinos;
- Gonçalo Cristóvão nos 200 Costas em Juvenis Masculinos;

- Constança Sousa nos 200 e 400 Estilos em Infantis Femininos;

- Carolina Guia nos 200 Mariposa em Infantis A Femininos;

- Rita Cruz nos 200 Mariposa Juvenis Femininos;

Em estafetas;

- Guilherme Coutinho, Luis Lopes, Gonçalo Cristóvão e Rui Alves nos 4x200 Livres em Juvenis Masculinos. (Record Distrital);

- Guilherme Coutinho, Luis Lopes, Gonçalo Cristóvão e Rui Alves nos 4x100 Livres em Juvenis Masculinos. (Record Distrital);

- Guilherme Coutinho, Luis Lopes, Rui Alves e Gonçalo Cristóvão em Juvenis nos 4x100 Estilos Masculinos;

- Raquel Louro, Beatriz Bento, Rita Cruz e Mariana Madeira - 4x100 Estilos Femininos nos 4x100 estilos Femininos.

- João Marques, Luis Lopes, Gonçalo Cristóvão e Rui Alves nos 4x50 Livres em Absolutos Masculinos

Parabéns Equipa! Fim dos Campeonatos Distritais...rumo ao Nacional de Infantis e Juvenis! Obrigado a todos!

Write on terça, 26 junho 2018

No passado dia 24 de junho, o Complexo aquático Municipal de Santarém foi palco do TORREGI 3, 6º Torneio do Circuito de Cadetes, organizado pela ANDS (Associação de Natação do Distrito de Santarém), prova realizada em duas sessões, 09:30 e 15:30 e que contou com a participação de 139 nadadores em representação de 13 clubes pertencentes à ANDS.

A Viver Santarém, a jogar em casa, esteve representada neste torneio, por dois nadadores, um Feminino (Ana Beatriz Martins) e um Masculino (Henrique Monsanto Cotrim) acompanhados pelo treinador Renato Rodrigues e pela delegada Célia Monsanto.

Ana Beatriz Martins nadou 3 provas conseguindo alcançar o 7ª Lugar nos 800m e 100m Livres e o 8º lugar nos 200m estilos.

Henrique Cotrim nadou igualmente três provas conseguindo alcançar o 10º lugar nos 100m Bruços, 15º lugar nos 100m Estilos e 17º lugar nos 100m livres.

Write on terça, 19 junho 2018

Decorreu no passado fim-de-semana, 16 e 17 de junho, o Festival de Estrelas do Mar, Natação Artística na Vila Nova da Barquinha. A EMNS/Viver Santarém, fez-se representar por 9 nadadoras da classe de natação artística, entre 170 nadadoras de 14 clubes convidados participantes. Foram realizados ao longo do fim-de-semana, várias provas para a conquista das estrelas. A Viver Santarém EMNS, conseguiu que 5 nadadoras “conquistassem” 5 estrelas. Sem dúvida que este tipo de provas organizadas pela Federação Portuguesa de Natação são uma oportunidade de desenvolvimento e continuidade da modalidade. Parabéns ao empenho das alunas e um agradecimento a todos os encarregados de educação no apoio à sua evolução.

Write on segunda, 18 junho 2018

Decorreu no passado dia 16 de Junho, na Piscina Municipal de Rio Maior (p50), O Torneio Inter-Regional / Especialista, prova organizada pela ANDS (Associação de Natação do Distrito de Santarém) e que contou com a participação de 280 nadadores (146 masculinos e 134 femininos) em representação de 33 clubes de todo o país.

Neste torneio cada nadador teve de nadar três (3) provas do mesmo estilo (200, 100 e os 50 m) pontuando assim para a classificação geral das especialidades.

Os atletas da Viver Santarém estiveram em muito bom nível, conseguindo bons resultados e obtendo cinco (5) pódios ….Ouro, Prata e Bronze.

A natação da Viver Santarém marcou presença neste torneio com 23 atletas, 11 masculinos (Afonso Lopes, Afonso Silva, Artur Aleksyeyev, Gonçalo Cristovão, Gonçalo Mendonça, Guilherme Coutinho, João Ferreira, João Marques, José Cabral, Miguel Ferreira e Rui Alves) e 12 femininos (Beatriz Bento, Carolina Guia, Constança Sousa, Inês Pedro, Margarida Mendes, Maria Paveia, Maria Teixeira, Mariana Madeira, Marta Bucha, Raquel Louro, Rita Cruz e Rita Madeira), acompanhados pelo treinador Tiago Simões

Destacaram-se neste torneio os atletas, conquistando a medalhe Ouro, José Cabral (INF B), Campeão Inter-Regional de Costas e João Marques (JUN), Campeão Inter-Regional de Costas. Com medalha de Prata, Carolina Guia (INF A), sagrando- se Vice -Campeã Inter-Regional de Mariposa e com medalha de Bronze, Marta Bucha (INF B), 3 Lugar no estilo de Mariposa e Gonçalo Cristovão (JUV B), 3 Lugar no estilo de Livres. Para além das 5 medalhas conquistadas, os atletas da Viver Santarém estiveram em excelente plano durante todo o torneio, facto demonstrado pelo 69 recorde e pessoais alcançados.