Viver Santarém

Viver Santarém

Write on terça, 15 maio 2018

Tomar acolheu no passo dia 13 de maio, o Torneio de Nadador Completo de Cadetes, que se realizou em duas sessões. Esta prova foi organizada pela ANDS (Associação de Natação do Distrito de Santarém)

Estiveram presentes 147 nadadores (80 masculinos e 67 femininos) em representação de 13 clubes pertencentes a ANDS. A Viver Santarém marcou presença neste torneio com dois atletas, um masculino (Henrique Cotrim) e um feminino (Ana Beatriz Martins) acompanhados pelo técnico Renato Rodrigues.

Neste torneio cada nadador teve que nadar 4 provas, classificando-se nos seguintes lugares;

Henrique Cotrim conseguiu alcançar o 13º lugar em 50m Bruços, 18ª em 100m Estilos, 20º em 50m Costas e 21º lugar nos 100m livres.

Ana Beatriz Martins foi 3º lugar nos 50m Mariposa, 6ª em 100m Costas, 8ª em 200m Livres e 9ª em 200 m Estilos.

Apesar das classificações é notável a evolução destes jovens atletas que uma vez mais se superaram batendo em todas as provas os seus recordes pessoais.

Parabéns aos dois!

Write on terça, 15 maio 2018

Realizou-se em Rio maior, a 12 de maio o Festival de Escolas de Natação de Rio Maior, que contou com a participação de sete escolas de natação; Cartaxo, Coruche, Almeirim, Alpiarça, Rio maior, Samora Correia e Santarém.

A EMNS (Escola Municipal de Natação de Santarém esteve presente com 7 nadadores (Carlota Sousa, Eduardo Pascal, Francisco Penteado, Iris Simões, João Teixeira, Laura Morais e Madalena Domingos) acompanhados pelo professor Renato Rodrigues.

Write on terça, 15 maio 2018

2ª Jornada do Campeonato Inter-Regional de Pólo Aquático na categoria de Sub-16

Decorreu no passado dia 13 de maio, no Complexo Aquático Municipal de Santarém, a 2ª Jornada do Campeonato Inter-Regional de Pólo Aquático na categoria de Sub-16. Esta segunda jornada, contou com a participação de 2 equipas de sub 16 da AMINATA de Évora e duas equipas da Viver Santarém, uma mista e outra de masculinos, num total de 24 atletas, acompanhados pelo treinador João Dias e dois delegados.

Esta jornada para além da estreia de 8 atletas pela Viver Santarém, foi uma jornada muito interessante e divertida, com resultados bem mais equilibrados que na primeira. As bancadas estavam pela primeira vez em muitos anos (de prática de Pólo) praticamente cheia, com os familiares e amigos das equipas, dando um colorido muito bonito à festa que se viu.

A equipa masculina (VS1) realizou o primeiro jogo contra a outra equipa da Viver Santarém, servindo para fazer uma ativação ao nível físico e mental, despertando determinadas situações individuais e táticas de jogo.

No segundo jogo, ainda no período da manhã, jogaram contra a equipa da AMINATA (AMI 2), conseguindo de uma forma global colocar em prática o seu jogo superiorizando-se de forma natural. No terceiro jogo, no período da tarde, contra a primeira equipa da AMINATA (AMI 2) conseguiram equilibrar o jogo, apesar da derrota, foi o melhor jogo por parte destes atletas.

A equipa mista (VS2) contou com 9 raparigas e 4 rapazes, e teve uma jornada dentro das espectativas pois estreou 3 elementos dos sub-14. Estes também conseguiram dar uma boa réplica do que se tem vindo a treinar.

No primeiro jogo, contra Viver Santarém (VS1), tiveram uma boa prestação ao nível técnico e tático, realizando situações de desequilíbrio para obter o golo.

No segundo jogo contra a AMINATA (AMI 1), conseguiram ainda assim uma exibição com um nível interessante, mesmo cansados após o primeiro jogo, conseguiram realizar bons períodos especialmente o primeiro e o segundo.

No terceiro e último jogo do dia, contra AMINATA (AMI 2), esperava-se outra atitude, contudo não conseguiram imprimir a velocidade necessária e ter a calma necessária para poderem ao longo do jogo equilibrar as contas, averbando assim uma derrota de certo modo inesperada pois tinham capacidade para dar a volta ao resultado.

O balanço é muito positivo a todos os níveis. As duas equipas da Viver santarém conseguiram dar um passo muito importante, consolidando os processos de treino e de jogo, com a certeza de que o Pólo veio para ficar, ficando demonstrado pelo número de atletas que a Viver Santarém já conta nas suas classes.

O caminho é longo mas já não é tão duro porque toda a equipa se encontra a caminhar no mesmo sentido e isso torna as coisas mais simples e mais agradáveis.

Write on terça, 15 maio 2018

No passado dia 12 de Maio, realizou-se nas Piscinas Municipais de Rio Maior a Taça ANDS, prova organizada pela ANDS (Associação de Natação do Distrito de Santarém), em piscina de 50 metros e que contou com a participação de 148 nadadores (71 masculinos e 77 femininos), em representação de 11 clubes desta associação.

A Viver Santarém fez-se representar por 21 nadadores, 10 masculinos (Afonso Lopes, Afonso Silva, Gonçalo Cristovão, Gonçalo Mendonça, Guilherme Coutinho, João Ferreira, João Marques, José Cabral, Miguel Ferreira e Rui Alves e 11 femininos (Beatriz Bento, Carolina Guia, Constança Sousa, Inês Pedro, Mafalda Cabaça, Mariana Domingos, Mariana Madeira, Marta Bucha, Raquel Louro, Rita Cruz e Rita Madeira).

A equipa da Viver Santarém esteve em bom plano, conseguindo alcançar o 2º Lugar da classificação geral, sagrando-se assim Vice Campeã. Considerando que para muitos foi a sua primeira experiência em piscina de 50 metros, foi sem dúvida uma experiência gratificante e de bom nível para os estreantes em piscina de 50 metros.

No pódio e em primeiro lugar a equipa da “Casa”, Clube de Natação de Rio Maior Maior, em segundo a Viver Santarém e em terceiro o CNT de Torres Novas.

De destacar ainda a conquista de novos 66 Records Pessoais e 3 TACS para os Nacionais!

Bom trabalho equipa!

Write on terça, 08 maio 2018

As piscinas municipais de Torres Novas foram palco no passado fim de semana, 5 e 6 de maio, do Torneio Interdistrital de Fundo de Infantis e Juvenis, prova organizada pela ANDS (Associação de Natação do Distrito de Santarém) e ANIC (Associação de Natação do Interior Centro).

O Torneio Interdistrital de Fundo de Infantis e Juvenis é uma prova combinada, pelo que todos os nadadores tiveram que nadar obrigatoriamente duas provas. Para masculinos, os 1500 m Livres e 400m Estilos para femininos os 800m Livres e os 400m Estilos. A classificação do torneio é obtida mediante a soma dos pontos obtidos por cada nadador nas duas provas.

Marcaram presença neste torneio 139 nadadores (69 masculinos e 70 femininos) em representação de diversos clubes pertencentes à ANDS e ANIC. A Viver Santarém esteve presente com 23 nadadores, 12 nadadores Masculinos e 11 nadadores Femininos.

Este torneio dividiu-se em 4 sessões, no sábado de manhã (1ª Sessão) os nadadores femininos nadaram os 400 metros estilos, no sábado de tarde (2ª Sessão) os nadadores masculinos nadaram os 1500 Livres. Já no domingo de manhã (3ª Sessão) os nadadores masculinos nadaram os 400 metros estilos e para terminar, no domingo à tarde (4ª Sessão), foi a vez dos nadadores femininos nadarem os 800 Livres

Os primeiros nadadores da Viver Santarém a mostrarem o trabalho que têm vindo a realizar nesta época foram os atletas masculinos, que estiveram em bom nível, nadando com empenho todas as provas resultando daí o 2 º lugar de Luis Afonso Lopes (Juvenil B) e o 3 º lugar do José Cabral (Infantil B).

A restante equipa masculina mesmo não alcançando posições de pódio, obteve bons resultados. Em Infantis B, 6º lugar para Artur Paulo Aleksyeye, em 8º lugar Miguel Marques Ferreira e em 13º Miguel Bento Ferreira. Em Infantis A, 7º lugar para João Marques Ferreira e em 9º Lugar Gonçalo Maria Mendonça. Já em Juvenis B o 5º Lugar foi para o nadador Rui Alves, em 6º Guilherme Coutinho e em 8º Gonçalo Cristovão.

No setor feminino também foram alcançados bons resultados, sendo que Constança Sousa foi 1º lugar e Campeã Distrital de Fundo em Infantis B e Beatriz Staiger, 2º lugar em Juvenis B.

A restante equipa feminina também esteve bem conseguindo alcançar em Infantis B o 4º lugar por intermédio da nadadora Rita Timóteo Madeira, em 5º lugar Marta Filipa Bucha, em 13º Maria Beatriz Teixeira e em 14º Margarida Miguel Mendes. Já em Juvenis B, 4º lugar para Rita Carriço Cruz e em 5º Lugar Raquel Canelas Louro. Em Juvenis A, 7º lugar para Maria Ines Paveia.

Participara ainda, mas sem conseguirem obter classificação, Carolina Guia, Miguel Cotrim e Afonso Silva.

Para além dos resultados apresentados de realçar os 38 novos recordes pessoais alcançados e os 4 Lugares de Pódio!

Parabéns equipa!

Write on terça, 08 maio 2018

Realizou-se nas piscinas municipais de Coruche, no passado domingo, 5 de maio a 2ª Jornada do Campeonato Inter Regional de Pólo Aquático na categoria de absolutos.

A equipa da Viver Santarém marcou presença nesta jornada com 13 atletas (sub 18 e Absolutos), acompanhados por dois treinadores e um delegado, para defrontar as equipas da Búzios (equipa residente) e a equipa da AMINATA.

Após o torneio em que a Viver Santarém participara no fim de semana anterior, nestas mesmas piscinas, era importante corrigir erros e situações táticas menos conseguidas. O objetivo passou por mudar alguns aspetos táticos de modo a que a equipa adquira um maior e mais variado leque de opções. Ganhar ritmo competitivo, principalmente para os Sub-18, pois no dia 2 e 3 de Junho irão disputar com a equipa da Búzios de Sub-18, um lugar na fase intermédia do Nacional da categoria.

No primeiro jogo os atletas da Viver Santarém conseguiram arrancar uma boa exibição no seu todo, contra a equipa da AMINATA, conseguindo reduzir o número de golos sofridos na primeira jornada e ainda, conseguindo marcar frente a uma das melhores equipas que se encontram na segunda divisão. No entanto e devido à falta de capacidade e experiência não foi possível colocar em prática algumas das situações trabalhadas em treino.

No segundo jogo e contra a equipa da Búzios, a equipa entrou decidida e forte para arrancar uma boa exibição. Isso até acabou por acontecer, mesmo com o resultado desfavorável a favor da equipa adversária. Um primeiro período muito tático e com situações flagrantes que a Viver Santarém não soube aproveitar, situação que se prolongou durante os restantes períodos mantendo-se assim até ao final do jogo. Alguns erros individuais ditaram que o resultado fosse favorável à equipa da casa, no entanto fica o sabor a vitória, pelo empenho e entrega dada ao jogo.

Conscientes de que ainda falta um longo caminho a percorrer, a equipa da Viver Santarém já se encontra a dar mostras do seu valor enquanto coletivo. A união tem de facto feito a força, os objetivos têm vindo a ser cumpridos e alcançados, avizinhando-se assim boas perspetivas para o futuro desta equipa Absoluta.

Agradecer a entrega de todos durante todos os períodos, mesmo os menos bons. Só assim conseguimos evoluir e melhorar.

Agradecer uma vez mais à ANDS no nome do seu presidente, João Loureiro e a todos os intervenientes neste processo.

Write on terça, 08 maio 2018

Decorreu no passado sábado, 5 de maio, pelas 21h00 no Complexo Aquático Municipal de Santarém, o VII Festival de Natação Artística EMNS/Viver Santarém, festival organizado pela Viver Santarém EM SA.

Esta sétima edição contou com a participação 98 nadadoras de 10 clubes convidados participantes AVQA-Almeirim, Búzios-Coruche, CLAC- Entroncamento, CNA-Amadora, CNTN-Torres Novas, EUL-Estádio Universitário Lisboa, Escola Municipal de Natação de Condeixa, Gesloures- Loures e M&M’s - Peniche. A equipa da casa EMNS/Viver Santarém esteve representada por 20 das suas alunas da classe de natação artística.

Após o desfile inicial deste Festival, houve lugar à assinatura do protocolo “Portugal a Nadar” entre a Federação Portuguesa de Natação, Associação de Natação do Distrito de Santarém e Escola Municipal de Natação de Santarém, que contou com a presença do Vive Presidente da FPN –Alexsander Ramos Esteves , o Presidente da ANDS – João Loureiro e Inês Barroso - Vice- Presidente da Câmara Municipal de Santarém e membro do Conselho de Administração da Viver Santarém.

Ainda antes das primeiras exibições de natação artística, a New Star Dance clube abrilhantou a noite com duas magníficas atuações de dança desde o samba, Cha Cha Cha, Passo Doble e Jive.

Foram realizados ao longo da noite, diversos esquemas. Entre solos, duetos, equipas e combinados, sendo que um dos pontos altos desta noite aconteceu quando a equipa da EMNS/ Viver Santarém, apresentou algo inédito na Natação Artística em Portugal. Pela primeira vez houve lugar a um dueto misto, nesta que era até há pouco tempo uma modalidade exclusiva a atletas do sexo feminino.

Da prestação das atletas da EMNS/Viver Santarém nos diversos esquemas apresentados de salientar a evolução das alunas desta classe, que são uma continuidade do trabalho desenvolvido até à presente data, e que contribui para representar da melhor forma o nome da escola e da cidade de Santarém.

Parabéns a todas as alunas pelo seu empenho e um agradecimento a todos os encarregados de educação no apoio à sua evolução.

Este VII Festival de natação Artística contou com o apoio da Pastelaria Bijou, Restaurante Feitó Bife e Flores com Graça.

Write on segunda, 30 abril 2018

Realizou-se no passado sábado 28 de abril, nas piscinas municipais de Coruche, o Torneio de Pólo aquático, “Os Sabores do Touro Bravo”. A Viver Santarém a convite da equipa da Búzios, marcou presença com as suas equipas de sub 18 e absolutos neste torneio que se pautou por ambiente completamente descontraído. Para além da equipa da casa (Búzios) também estiveram presentes a equipa do Oriental.

O objetivo das equipas da Viver Santarém, passava por ganhar ritmo competitivo para os próximos jogos/jornadas, para que possamos discutir os jogos com um maior equilíbrio e claro, deixar uma boa imagem do Pólo praticado em Santarém.

A equipa da Viver Santarém nem sempre esteve à altura dos acontecimentos, faltando por vezes “humildade” suficiente para encarar o tipo de competição que estava inserida e dar uma boa réplica do que se tem vindo a treinar.

No primeiro jogo a equipa arrancou com uma fraca exibição contra a equipa da casa, bastante apáticos e com muitos erros defensivos no entanto no final do primeiro período o marcador marcava um empate a 3 golos. Nos restantes períodos a Búzios soube aproveitar a falta de discernimento dos jogadores da Viver Santarém no segundo passe e no aguentar a pressão homem a homem, sofrendo assim vários golos, tendência que não conseguiu contrariar até final do jogo. Apesar disso ficamos com a noção de que os processos defensivos estão bem adquiridos e bem trabalhados.

No segundo jogo, contra a equipa do Oriental que conta com várias figuras do panorama nacional, apesar da derrota, a equipa da Viver Santarém fazer um “reset” à máquina, conseguindo ter mais bola, mais presença para ajustar determinados processos ofensivos que forma menos conseguidos converter no primeiro jogo. Com uma organização defensiva igualmente boa por parte do Oriental o jogo foi mais equilibrado e mais emotivo.

A Viver Santarém conseguiu assim assegurar o 3º lugar no torneio, dando conta de boas perspetivas para os próximos jogos.

De salientar que o processo de aprendizagem está a ser conseguido, não obstante alguns condicionamentos que por vezes dificultam a realizar de um trabalho melhor, a equipa tem conseguido evoluir e melhorar.

Agradecer a entrega de todos durante todo o torneio. A todas as equipas, que tão bom ambiente criaram, proporcionando um bom espetáculo de Polo Aquático para os que gostam desta modalidade, e à equipa e clube “Búzios” o convite para a participação no Torneio.